quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Barbosa absolve Professor Luizinho

O relator no julgamento do mensalão, ministro Joaquim Barbosa, votou nesta quinta-feira (11), no STF (Supremo Tribunal Federal), em Brasília  e absolveu o ex-parlamentar Professor Luizinho (PT-SP) da acusação de lavagem de dinheiro.

Segundo Barbosa, não há provas de que o ex-parlamentar tenha lavado dinheiro do mensalão. Segundo a Procuradoria Geral da República, Luizinho recebeu R$ 20 mil das contas de Marcos Valério.

Segundo alegação da defesa, o dinheiro seria usado como caixa dois para pagar despesas de campanha para a eleição dos vereadores do PT em São Paulo.

No entendimento de ministro, não há provas de que o dinheiro repassado pelo ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e recebido pelo intermediário José Nilson dos Santos foram realmente solicitados pelo Professor Luizinho, como argumenta a defesa dele.

Ex-líder do governo Lula na Câmara, professor Luizinho foi absolvido no processo de cassação do mandato, em 2005. "Ser líder do governo não é indicio da prática de crime. [...] Não há nenhuma prova da participação dele e quem diz isso não é só a defesa, mas a Câmara quando absolveu o professor Luizinho na esfera política", afirmou.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Leonardo Boff: Por que tentam ferir letalmente o PT?


Manter viva a causa do PT: para além do “Mensalão”

Há um provérbio popular alemão que reza: “você bate no saco mas pensa no animal que carrega o saco”. Ele se aplica ao PT com referência ao processo do “Mensalão”. Você bate nos acusados mas tem a intenção de bater no PT. A relevância espalhafatosa que o grosso da mídia está dando à questão, mostra que o grande interesse não se concentra na condenação dos acusados, mas através de sua condenação, atingir de morte o PT.

De saída quero dizer que nunca fui filiado ao PT. Interesso-me pela causa que ele representa pois a Igreja da Libertação colaborou na sua formulação e na sua realização  nos meios populares. Reconheço com dor que quadros importantes da direção do partido se deixaram morder pela mosca azul do poder e cometeram irregularidades inaceitáveis. Muitos sentimo-nos decepcionados, pois depositávamos neles a esperança de que seria possível resistir às seduções inerentes ao poder. Tinham a chance de mostrar um exercício ético do poder na medida em  que  este poder reforçaria o poder do povo que assim se faria participativo e democrático. Lamentavelmente houve a queda. Mas ela nunca é fatal. Quem cai, sempre pode se levantar. Com a queda não caiu a causa que o PT representa: daqueles que vem da grande tribulação histórica sempre mantidos no abandono e na marginalidade. Por políticas sociais consistentes, milhões foram integrados e se fizeram sujeitos ativos. Eles estão inaugurando um novo tempo que obrigará  todas as forças sociais a se reformularem e também a mudarem seus hábitos políticos.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Ao companheiro Gonzales, com respeito e carinho


A característica marcante do PT, e isso não é novidade pra ninguém, é a prática constante de promover reuniões para debater tudo e a todo instante. Outra característica petista, distinta dos partidos de esquerda ortodoxos, é a forma com que a militância decide seus problemas. É público e notório que o PT abomina o “centralismo democrático”, que por mais boa intenção que teve quando do seu surgimento, lá pelos idos dos anos 20 do século passado, ao longo dos anos, descambou para a mais sórdida ditadura de um único partido sob o povo e à Nação. O PT elaborou e pratica o “consenso progressivo”, quando a militância debate internamente os seus assuntos até a exaustão e, se não há mais jeito de se chegar ao consenso, vota-se a questão. Depois de decidido, o PT adota a resolução como prática.

A esmagadora maioria dos militantes petistas aceitam, porque concordam, com essas teses. Mas há uma ínfima minoria que, persistentemente, prefere debater assuntos internos pela imprensa. Seria engraçado, não fosse realidade: são os mesmos que batem no peito para espinafrar a imprensa e chamá-la de “burguesa”, quando convém. Porque, às vezes, quando perdem o debate interno ou, simplesmente, o orgulho e a vaidade o impedem de aceitar sugestões, por mais pertinentes que sejam, recorrem às páginas do PIG (como gostam de se referir à parte da imprensa) para continuar o debate.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Advogado desmascara acusação contra Professor Luizinho


O advogado Pierpaolo Cruz Bottini apresentou, hoje (14/8), a defesa do ex-deputado federal Professor Luizinho (PT), no STF. Luizinho era à época do episódio do mensalão líder do governo na Câmara dos Deputados e foi acusado de receber R$ 20 mil, como de lavagem de dinheiro. Das 128 páginas da denúncia, apenas quatro parágrafos tratam do seu cliente, afirmou o advogado.

Como é de conhecimento, o dinheiro foi sacado com assinatura de recibo de retirada em uma agência do Banco Rural, localizado na avenida Paulista, centro de São Paulo, por um ex-assessor para pagar material de campanha. "Se isso é uma lavagem de dinheiro, trata-se da lavagem de dinheiro mais solene, transparente da história da lavagem de dinheiro", afirmou o advogado do Professor Luizinho, no STF.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

A força da imagem do PT

Ao contrário do que se costuma pensar, o sistema partidário brasileiro tem um enraizamento social expressivo. Ao considerar nossas instituições políticas, pode-se até dizer que ele é muito significativo.

Em um país com democracia intermitente, baixo acesso à educação e onde a participação eleitoral é obrigatória, a proporção de cidadãos que se identificam com algum partido chega a ser surpreendente.

Se há, portanto, uma coisa que chama a atenção no Brasil não é a ausência, mas a presença de vínculos partidários no eleitorado.

Conforme mostram as pesquisas, metade dos eleitores tem algum vínculo.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Ato falho no julgamento de Celso Daniel


Acabo de ler nos jornais que o julgamento de cinco acusados pela morte do prefeito Celso Daniel, de Santo André, envolve um “duro embate” entre o ministério público e o PT. É uma piada.

A polícia civil de São Paulo fez uma investigação e concluiu, após ouvir todas as testemunhas disponíveis, que ocorreu um crime comum. Meses depois, o inquérito foi reaberto. Chegou-se a mesma conclusão. Quatro anos depois da morte de Celso Daniel, uma delegada, Elizabeth Satto, foi encarregada de refazer a investigação. Chegou ao mesmo resultado: crime comum. Por determinação do presidente Fernando Henrique Cardoso, a Policia Federal colocou um delegado para investigar o caso. Ele chegou a mesma conclusão.

Há um confronto de opiniões, sim, mas entre a Polícia Civil + a Polícia Federal, contra o Ministério Público. Os procuradores dizem que foi um crime encomendado, ou de mando.

Você pode ter qualquer opinião sobre o caso. Quem diz que é um conflito político entre o MP e o PT deveria admitir a hipótese oposta, de que esteja ocorrendo um “embate” entre a Policial Civil e o PSDB.

sábado, 28 de abril de 2012

Baixe na íntegra o inquérito contra Cachoeira na Internet


O site Lei dos Homens, mantido pelo gabinete do deputado federal Miro Teixeira (PDT-RJ), disponibilizou na internet as mais de 4 mil páginas do inquérito da Polícia Federal contra o bicheiro Carlinhos Cachoeira, incluindo as transcrições das esctuas telefônicas que revelaram os laços do bicheiro com o redator chefe da revista VEJA em Brasília, Policarpo Jr., e o senador Demóstenes Torres (ex-DEM). O material, disponibilizado por meio do site mantido pelo gabinete do deputado, o Lei dos Homens, pode ser baixado por meio deste link.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

O Mundo Anda Tão Complicado - Legião Urbana

Seminário Redes Sociais realizado em Santo André

Roberto Jefferson diz ao STF que Mensalão não existiu, não foi “fato”, foi “retórica”!


Não falei nada aqui nesse blog porque achei que a grande imprensa ia deitar e rolar, daria manchetes, escreveria longas páginas a respeito, mas nada! Silêncio absoluto para a petição de Roberto Jefferson ao STF, ontem, dizendo que não houve mensalão! Isso mesmo, declarado por seus advogados de defesa com todas as letras: não houve o "fato" mensalão, foi só "retórica". Entenderam? Mensalão foi "modo de dizer". Não teve. Ou seja: todas as acusações, sem provas, não eram fatos, eram factóides. Eram manipulações, mentiras. 
E agora, como é que o Supremo vai fazer? E oProcurador Geral da República? Já que os grandes jornais, que deitaram e rolaram dando toda a credibilidade às declarações de Jefferson, não publicaram, vocês podem ler aqui abaixo a petição que a grande imprensa varreu pra debaixo do tapete, do tapetão...
Clique aqui para ler as alegações finais apresentadas por Roberto Jefferson ao Supremo Tribunal Federal.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Coincidências do Governo Aidan

Depois do depoimento do executivo da Brookfield José de Albuquerque afirmando que esteve num jantar com o prefeito Aidan em um restaurante na Praia do Forte (BA), no período em que o chefe do Executivo na cidade estava em férias, passamos a refletir quantas coincidências este governo sem rumo têm.

Mesmo o vereador Donizeti Pereira (PV), tentar minimizar a importância do encontro entre Aidan e o diretor da Brookfield na Bahia afirmando “Não houve conversa comercial. Foi um encontro casual que eles tiveram”, vamos lembrar outros episódios que foram pura coincidências casuais.

Cadê o MP para fiscalizar os atos do executivo?

A mensagem deste banner produzido pela Secretaria de Comunicação da prefeitura de Santo André foi postada no perfil pessoal do prefeito Aidan no 17 de abril às 22:35 não dizendo quando seria a data e o horário da suposta inauguração.

Na reportagem da Maíra Sanches do Diário do Grande ABC
- quinta-feira, 19 de abril de 2012 7:00 - "Aidan anuncia abertura de UPA, mas não divulga data", mostra como o governo usa a máquina para promoção pessoal, pois na referida reportagem a Prefeitura "foi procurada durante todo o dia, não informou a data específica da entrega. O anúncio deve ser feito entre hoje e amanhã."

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Era Lula reduziu desemprego de jovem à metade.

A cena clássica que se imagina quando uma pessoa vai procurar emprego — olhar os classificados, esperar por entrevistas — não condiz com a história de Leandro Justin. “Não fiz nem currículo”, conta o professor de inglês de 21 anos. E foi contratado há algumas semanas pela primeira empresa em que bateu à porta em busca de trabalho, numa escola de idiomas.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Yoani Sánchez: personagem e arma da guerra midiática contra Cuba

Com a viagem da presidenta Dilma Rousseff a Cuba, programada para a próxima semana, a trupe dos jornalões brasileiros não quis perder a oportunidade de pressioná-la. Uma das mais recorrentes críticas da mídia dominante ao governo de Lula se referiu à política externa.

Ao contrário de todos os governantes anteriores, o petista manteve, de modo geral, um posicionamento independente, desagradando os setores da sociedade brasileira que sempre lucraram com um país subordinado aos interesses imperialistas (nas últimas décadas isso pode ser lido como EUA, mas não apenas isso) e que buscava estrangular os mais fracos.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Governo dos EUA fecha Megaupload após protestos contra o SOPA e o PIPA

Um dos maiores sites de compartilhamento de arquivos do mundo, o Megaupload, foi tirado do ar nesta quinta-feira (19). O fundador da companhia e vários de seus executivos foram acusados formalmente de violar leis antipirataria nos Estados Unidos, informaram promotores federais do país.

A acusação alega que o Megaupload.com deu aos detentores de direitos autorais mais que US$ 500 milhões em prejuízo por facilitar a pirataria de filmes e outros tipos de conteúdo.

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos disse, em um comunicado, que Kim Dotcom --fundador do site, também conhecido como Kim Schmitz—e outros três executivos da empresa foram presos nesta quinta-feira na Nova Zelândia a pedido de oficiais norte-americanos.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Sopa e Pipa geram maior protesto online da história da internet

As estimativas variam entre sete mil e dez mil sites participantes do blackout contra os projetos Stop Online Piracy Act (Sopa) e Protect Intelectual Property Act (Pipa), em tramitação na Câmara e no Senado estadunidenses. Portais de penetração mundial como a enciclopédia Wikipedia, a rede social Reddit, a plataforma de blogs Wordpress, o site do Greenpeace, e também sites brasileiros, como as páginas do Instituto de Defesa ao Consumidor (Idec), do músico e ex-ministro Gilberto Gil e da revista ARede, integraram o movimento. Outros, como o Google e a revista Wired, usaram tarjas pretas para marcar o protesto.

“Querem transformar a internet em uma grande rede de TV a cabo”, disse o sociólogo Sérgio Amadeu, que também é conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Segundo Amadeu, os projetos afetam também os internautas brasileiros, uma vez que estes não terão acesso às páginas consideradas ilegais em sites estadunidenses como Google e Facebook. “Qualquer site brasileiro que for acusado sob as regras do Sopa ou do Pipa também será bloqueado para visualização nos EUA, como a China faz”, afirmou. Ele lembra que, no Brasil, existe um projeto de lei conhecido como AI-5 Digital, de autoria do senador Eduardo Azeredo, que prevê medidas semelhantes, assim como em outros países, como a lei Sinde, na Espanha, e a lei Hadopi na França.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Em 2012, cinco toneladas de celulares vão para o lixo

Pesquisa da Fundação Santo André, no ABC paulista, revela que 4.770 toneladas de celulares, incluindo baterias e carregadores, serão descartadas nos aterros sanitários do País neste ano. Em 2013, o montante chegará a 7.500 toneladas. Os números foram obtidos com base em levantamento de vendas em 2010 e projeções de empresas especializadas sobre a vida útil dos aparelhos.

De acordo com a engenheira ambiental Nathália de Carvalho Aiolfi, que realizou o estudo, em 2010 foram vendidos 48 milhões de aparelhos, com peso médio de 100 gramas. "A vida útil é de dois a três anos e hoje existe muita dificuldade no descarte deste material. Grande parte vai para o lixo comum", afirma. No Estado de São Paulo são registrados 136 celulares a cada 100 habitantes. Em outubro de 2011 foram vendidos 57 mil aparelhos, aumento de 11,2% em relação ao mesmo período de 2010.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

O que são Mídias Sociais

A internet já se tornou o principal meio para aqueles consumidores que querem expressar opiniões ou se informar melhor sobre produtos, serviços e empresas. Encontrar um caminho para interagir com estes consumidores é importante para que empresas consigam compreender um novo modelo de consumidor que o ambiente digital possibilitou crescer.
 

O fenômeno das redes sociais no Brasil

O Ibope Nielsen acaba de apresentar um estudo que faz um raio-x do cenário que contempla as mídias sociais no Brasil.
.
A pesquisa traz números que ilustram o comportamento e as preferências dos brasileiros nas redes socais. Outra coisa interessante nesse estudo foi traçar o perfil tecnográfico social (criado pela Forrester Research), agrupando as pessoas com base nas atividades que participam.